28.12.09
23.11.09
Revestir de 2009: pastilhas em aço inox
A grande novidade na Revestir de 2009, que aconteceu em março em São paulo, foram as pastilhas em aço inox. Elas vieram para ficar, deixam o ambiente cheio de atitude, personalidade e com ar high tech. As imagens mostram o produto de dois fabricantes, Linha Brick da Mozaik:pastilhas de aço inox de 3 x 3 cm montadas na disposição de tijolos; e o Cristallo Inox da Vidro Real: Com 5 mm de espessura, as pastilhas estão disponíveis no tamanho 3 cm x 3 cm para uso em paredes de ambientes internos secos (cozinhas, banheiros, salas, copas etc.), painéis ou como detalhes em pisos de pouco tráfego, formando desenhos ou faixas. Produzidas com base de cimento e uma película inox, as pastilhas são vendidas teladas em placas de 31,8 cm x 31,8 cm, em faixas ou por m² nas versões Inox prateada (escovada ou polida).
Revestir é o encontro anual do Brasil com a Indústria da Pedra, é uma feira comercial destinada à designers, arquitetos, construtores revendedores e exportadores, na qual estes profissionais podem assistir a fóruns sobre estes setores específicos.
Acesse o site da Revestir
17.11.09
Reciclagem de garrafas
Caso você queira cortar e dar um novo rumo para as garrafas de vidro que você tem em casa, veja este vídeo.
Aprenda a cortar uma garrafa de vidro
Diferente do que se costuma fazer com garrafas pet, esta senhora teve uma ideia fantástica: construir uma piscina!
11.11.09
"Apertamentos": Dicas para aproveitar melhor os espaços
Se você mora em um apartamento compacto, e não sabe mais o que fazer para aproveitar melhor os espaços, vale a pena dar uma olhada nos vídeos abaixo. Escolha o vídeo do apartamento com o tamanho (42m², 36m² e 31m²) que mais se aproxima do seu, ou veja todos e retire as melhores ideias para aplicar no seu.
No último aprenda sobre distribuição, circulação e proporção dos ambientes.
Distribuição, circulação e proporção
Arte silenciosa: Secret wall tattoos


Com o tempo, as muitas intervenções começaram a ser descobertas por hóspedes (com obssessão por simetria) ao tentarem endireitar quadros e espelhos.


Fica a dica. Quando chegar em algum quarto de hotel verifique atrás dos espelhos, quadros, fotografia emolduradas, camas etc
Texto: Invisible Red
Fotos: Secret wall tattoos (visite a galeria de fotos)
10.11.09
Garrafa cheia de água + descarga = economia de água


Uma maneira bem simples de poupar água nas descargas é colocando uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo. Por exemplo, se colocarmos uma garrafa de 1,5L (um litro e meio), pouparemos 1,5L de água por cada descarga. Nas mesmas dez descargas de à pouco, desta vez, serão poupados 15L (quinze litros) de água. Embora possa parecer pouco, no final das contas pouparemos imensa água. E a conta da água no final do mês também será menor.
Fonte: Eco ideias - Dicas Verdes
Iphan - Campanha pela recuperação dos bens procurados
O Banco de Dados de Bens Culturais Procurados está em nova versão, revisado e atualizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Esse novo sistema foi elaborado a partir de 2005, com o objetivo de agilizar a divulgação de informações sobre os bens culturais tombados e objetos arqueológicos extraviados, furtados ou roubados para facilitar sua rápida recuperação. O banco de dados se baseia em informações integradas e articuladas entre as Superintendências Regionais, o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, a Polícia Federal/Interpol e o público.
O Banco de Dados de Bens Culturais foi criado em 1997 e faz parte da Luta Contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, campanha da Unesco que vem sendo desenvolvida com o Iphan em conjunto com a Polícia Federal/ Interpol. O seu intuito é de recuperar e devolver aos lugares de origem os bens culturais tombados extraviados, furtados ou roubados. O êxito deste importante trabalho também conta com a preciosa participação dos proprietários dos bens culturais tombados, que devem observar as determinações do Decreto-lei nº 25, de 30/11/1937:
“Art. 16 – No caso de extravio ou furto de qualquer objeto tombado, o respectivo proprietário deverá dar conhecimento do Fato ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dentro do prazo de cinco dias, sob pena de multa de dez por cento sobre o valor da coisa;Art. 21 – Os atentados cometidos contra os bens de que trata o Art. 1º desta lei são equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.”

9.11.09
Ventilação: aberturas do ambiente
Neste caso, note que o vento entra e sai, em "linha reta". Se este ambiente fosse um quarto, provavelmente a cama seria colocada em um espaço desconfortável.

Aqui temos um ambiente mais bem ventilado. Note que a abertura é menor que a saída.
Abertura de saída maior que a de entrada, têm-se velocidades mais elevadas ao nível do usuário.

E aqui as aberturas são do mesmo tamanho. Aberturas com o mesmo tamanho, a velocidade do ar ao nível do usuário é mais baixa que a velocidade de entrada.

Nas área (do desenho) onde o fluxo do vento não passa será quente? Não necessariamente, existem vários fatores que podem influenciar!
A ventilação depende de fatores fixos e variáveis:
Fatores fixos:
• Forma e características construtivas do edifício;
• Forma e posição dos edifícios e espaços abertos vizinhos;
• Localização e orientação da edificação;
• Posição, tamanho e tipo das aberturas;
Fatores variáveis:
• Direção, velocidade e frequência do vento;
• Diferença de temperatura interna e externa.
Na sua casa você tem problema com a ventilação? Mande-nos uma foto do ambiente ou descreva o seu caso, para discutirmos aqui no blog.
E-mail: dicadearquiteto@yahoo.com.br
Fonte de consulta:
Ergonomia e Conforto Ambiental - Conforto Térmico e Ventilação. Thais Borges Sanches Lima
__________________________________________________________
IMPORTANTE: Isto é apenas uma dica, na prática vários fatores influenciarão no resultado final. O correto é contratar um profissional qualificado e habilitado para fazer este serviço!Google Livros
Tá com pouco dinheiro para comprar livros? Acesse o Google Livros.
Você ainda pode adicionar à biblioteca os seus livros preferidos!
Veja os livros:
Decoração na medida certa Por IESA RODRIGUES,PAULO TERRA
Guia casa e jardim de decoração Por Casa e Jardim,Ledy Valporto Leal
O livro definitivo de dicas & sugestões de jardinagem Por Pippa Greenwood
O Design Brasileiro Antes Do Design. Por Rafael Cardoso,Rafael Cardoso Denis
8.11.09
Patrimônio IMATERIAL. Você sabe o que é?

Você já deve ter visto tombamento de prédio, casa... tudo concreto, né?! Mas já viu o tombamento de algo abstrato? Como uma dança? Isso existe e é chamado de Patrimônio Cultural Imaterial.
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Bens Registrados
Os bens são agrupados por categoria e registrados em livros, classificados em: Livro de Registro dos Saberes, para os conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; Livro de Registro de Celebrações, para os rituais e festas que marcam vivência coletiva, religiosidade, entretenimento e outras práticas da vida social; Livro de Registros das Formas de Expressão, para as manifestações artísticas em geral; e Livro de Registro dos Lugares, para mercados, feiras, santuários, praças onde são concentradas ou reproduzidas práticas culturais coletivas.
1. Ofício das Paneleiras de Goiabeiras
2. Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi
3. Círio de Nossa Senhora de Nazaré
4. Samba de Roda do Recôncavo Baiano
5. Modo de Fazer Viola-de-Cocho
6. Ofício das Baianas de Acarajé
7. Jongo no Sudeste
8. Cachoeira de Iauaretê – Lugar sagrado dos povos indígenas dos Rios Uaupés e Papuri
9. Feira de Caruaru
10. Frevo11. Tambor de Crioula
12. Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo
13. Modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre
14. Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira
15. O modo de fazer Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora (SE)
Texto retirado do site do IPHAN: Patrimônio Imaterial
7.11.09
Dica para o Natal!
A dica de hoje é de uma amiga também arquiteta. Ela trabalha com mdf e faz produtos incríveis com este material. Contudo, se você não tem prática para recortar o mfd, não precisa se arriscar. Você pode fazer de papelão!
Material:
Pedaço de mdf ou papelão (40cm x 40 cm);
Base acrílica para artesanato na cor branca;
Tinta acrílica verde fosca para artesanato;
Tinta acrílica marrom para artesanato;
Tinta acrílica dourada para artesanato.
Como fazer:
Desenhe no mdf ou no papelão a árvore e o vaso. Em seguida recorte. No caso do papelão você poderá recortar com estilete. Depois aplique a base branca e espere secar. Passe a tinta na cor verde no corpo da árvore e a marrom no vasinho. Espere secar e dê outra demão.


Observe que a peça do vaso é de encaixe. Solte a imaginação e modifique a ideia, mude o tamanho, cor...invente!
Se gostou, mande notícias. E se você fizer nos envie pra postarmos!
5.11.09
Sites de tinta

Achei o da Coral bem completo. Logo de cara você encontra três caminhos pra tirar suas dúvidas de cores:
Consultor de cores - dá a combinação das cores que você tem em mente, e mostra as tendências;
Ideia Cards - apresenta 7 guias de combinação de cores que irão ajudar você a decorar os ambientes de sua casa. Você ainda pode baixar o arquivo em pdf;
Simulador de Ambientes - Escolha o ambiente e, em seguida, a cor que mais combina com ele.
Apesar de usar o flash nos três casos, no meu computador funcionou super rápido.

Possui mais informações que o da coral e o da Lukscolor, contudo à primeira vista esse maior número de informação me deixou confuso. Mas depois de algum tempinho você começa a entender o site.
Destaque na primeira página:
Efeitos decorativos: passo a passo de alguns efeitos;
Simulador de ambientes: bom, mas prefiro o da Coral ;
Coleção efeitos de cores: 32 fichas em pdf que a Suvinil publicou todo mês na revista Casa Claudia, com dicas de combinações entre cores e objetos, uma série de efeitos decorativos inspirados na evolução da arquitetura, da moda, do design,da decoração. (muito bom!)
Bem direto e intuitivo, assim como o da coral.Simulador de ambientes: bem fácil de usar.
Todos os sites possuem a opção que calcula o quanto de tinta deverá ser comprada. Eu preferi a calculadora da Suvinil.
Click nas imagens e visite os sites! Não se esqueça de anotar os dados da tinta que você escolheu para apresentar o vendendor na loja.
4.11.09
Rocinha: Área de lazer econômica

O que me fez querer falar da rocinha aqui, é que ela engloba uma série de dicas legais.
A primeira delas é que assim como Lola, você também pode criar espaços criativos sem gastar muito. Segundo Lola o espaço ficou pronto em uma semana e foi gasto em torno de R$ 650.

O reboco irregular deu um ar rústico, esse efeito foi feito jogando a massa com a pá. E as cadeiras de cores diferentes deixaram o espaço descontraído. Se você quiser renovar suas cadeiras, veja como:
Destaque para o porta canecas pendurado no teto, e as galinhas com chocalhos , para o vento bater e fazer um barulhinho.
"Puxei tudo para galinha e galo, porque lá é uma rocinha". (Lola)

Lola me disse que comprou os caixotes por R$ 2,00 e os pintou com verniz. Pra ficar ainda mais em conta talvez você possa consegui no Ceasa. Eu moro em Maceió, e aqui está proibido o uso desses caixotes de madeira no Ceasa, sendo apenas permitido caixote de plástico. Caso na sua cidade também, com um pouco mais de criatividade você pode fazer como o design Naty Mosko que teve a ideia de reutilizar os caixotes de plástico. (veja : eco desenvolvimento)
"Perguntei se ele fazia um fogão a lenha pra mim, ele disse que nunca tinha feito, eu disse que eu tinha a receita da internet, se ele topava fazer e quanto ele me
cobrava, ele disse :eu faço pra aprender. Então a gente se juntou e fez!" (Lola)
Lola deu as coordenadas e o pedreiro executou! O material mais a mão de obra custou R$ 250,00. Não sei onde ela achou na internet, mas caso você também queira fazer um, achei esse manual no site terras da mantiqueira.
"...gastei muito pouco ali. com a Pedra os caixotes e o fogão e enfeites foram
estourando 650,00. Nada mais que isso. Agora vamos puxar uma varanda de 4 metros por 10m, na frente da rocinha. É para termos um espaço grande para ficar , dançar, e servir de garagem." (Lola)
Concurso Micasa Design
Poderão ser apresentados projetos de peças de mobiliário em geral tais como estantes, bancos, cadeiras, sofás, puffs, aparadores e mesas, que nunca foram comercializadas antes. Outro objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento de mobiliário que incorpore a reflexão sobre a cultura contemporânea e uma atual identidade nacional.
Podem participar profissionais e estudantes. Os profissionais devem ser formados em cursos de design de produto, arquitetura, design de Interiores, design de moda, design gráfico, técnico moveleiro, entre outros. Os estudantes de nível superior regularmente matriculados nos cursos relacionados com design, como os citados. As inscrições poderão ser individuais ou coletivas, não podendo exceder o número máximo de quatro integrantes.
A seleção dos projetos levará em conta critérios como criatividade/ Inovação, Desenho, Funcionalidade, Sustentabilidade, Materiais aplicados e Técnicas Utilizadas. Os três primeiros colocados terão seus trabalhos comercializados com exclusividade pela Micasa, tendo direito a royalties vigentes à política da loja.
A cerimônia de premiação está marcada para 27 de fevereiro de 2010.

Laptop descartável
Desenvolvido pelo designer Je Sung Park, sua versão ainda é 'crua' e sem sofisticação. De acordo com o site 'Yanko Design', o Recyclable Paper Laptop seria montado a partir de camadas de papelão reciclado, que envolveriam o recheio – ou seja, os componentes eletrônicos – do computador portátil.

Veja a reportagem no G1: Laptop descartável
3.11.09
Pare de chutar o pé da cama!
Parece brincadeira, mas não é! Segundo o site Casa e Jardim a cama futuante é invenção do o arquiteto holandês Janjaap Ruijssenaars, da Universal Architecture. Ela funciona graças à força magnética: ímãs colocados sob a peça e no chão se repelem, causando o efeito de levitação. Para que o móvel não saia do lugar, ele é preso no chão por quatro finos cabos de aço. De acordo com a empresa, a peça suporta até 900 kg e custa US$ 1,5 milhão.
Já o sofá do designer de produtos chinês David Koo trata-se apenas de um design-conceito, uma ideia que ainda precisa ser desenvolvida.
Então se não podemos ainda contar com o sofá sem pernas, e a cama custa R$ 3 milhões, resta-nos tomar cuidado e não sair por aí chutando os móveis.

Veja a reportagem: Cama flutuante / Sofá flutuante




